quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ceará capta visitantes na Bolsa de Turismo de Milão, na Itália.


A 32ª edição da Bolsa Internacional de Turismo de Milão, até domingo, acontece este ano em pleno frio europeu e em ambiente de profunda incerteza para a economia do continente. De todo modo, estatísticas sustentam que o turismo não sentiu ainda o baque. Ainda.

Por esta razão, ganharam peso no evento os países ditos emergentes. Operadores, agentes de viagens e governos na feira reconhecem: O plano é atrair mais turistas dos países mais saudáveis hoje. Na contramão, o emergente Brasil mantém viva a árdua estratégia de atrair europeus. Como faz todos os anos, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) montou estande, no qual estão o Governo do Ceará e a Prefeitura de Fortaleza.

O cenário é mesmo anuviado e a indústria do turismo se apresenta como uma luz para os europeus. Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam: O turismo não foi acertado em cheio pela crise e as pessoas continuam viajando. No balanço do ano passado, a OMT manteve o que previra em abril de 2011: Viagens internacionais cresceram 5% em nível mundial. Para 2012, é aguardada a marca histórica de um bilhão. Uma demonstração de como o turismo viaja em ritmo anti cíclico foi um detalhe. As economias avançadas cresceram acima dos emergentes (4,9% contra 4%). A Europa cresceu entre 6% e 8%.

Operando na contramão brasileira, a Secretaria do Turismo de Fortaleza (Setfor) viaja. Em agenda paralela a da Secretaria do Turismo do Estado (Setur), percorre alguns dos principais eventos do mercado internacional. O secretário-executivo, Moacir Soares, confirma a presença da Setfor em evento em Nova York, no começo de março, ao qual deverá ir a prefeita Luizianne Lins, e Berlim, de 7 a 11. Em janeiro, a Setfor fora à Madri, na Espanha. No final deste mês é a Setur-CE quem vai à Bolsa de Lisboa. Para Moacir, a cidade não pode desistir e um dos trunfos, diz, é o novo Centro de Feiras e Eventos, do Governo do Estado. Mira no turismo corporativo.

Noite de Fortaleza

Em Milão, a Setfor promoveu a “Noite de Fortaleza em Milão”, uma palestra com jantar para 70 convidados, entre agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas. Além do secretário, vieram a chefe de gabinete da secretária (Patrícia Aguiar), Mônica Aguiar, e a coordenadora geral do Prodetur-Fortaleza, Josenira Pedrosa. No grupo o deputado Sérgio Aguiar (PSB), marido de Mônica Aguiar. Ele é da Comissão de Turismo da Assembleia.

Para apresentar a cidade, a Prefeitura convocou uma profissional conhecida do mercado turístico local, a diretora da Visit Travel Brazil Association (VBrata), Liane Galina, carioca e ex-representante do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) na Itália. A Vbrata (http://www.vbrata.org/) congrega agentes de viagens e operadores que vendem o Brasil na Europa. (O jornalista viajou a convite da Setfor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário