quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Planejando uma viagem econômica


É o sonho de todo viajante conhecer o maior número de destinos pagando o mínimo possível, mas poucos sabem por onde começar ao planejar uma viagem, eis que darei algumas dicas de com é possível economizar utilizando apenas a internet e alguns telefonemas.

Dica 01: Planeje sua Viagem



Planeje sua viagem com antecedência para que possa examinar cuidadosamente todas as opções disponíveis e dê preferência para os períodos de baixa estação, no nordeste brasileiro são os meses de março a junho e setembro a novembro. O preço tanto da hospedagem quanto dos passeios e serviços reduz consideravelmente, é nessa época que surgem os pacotes promocionais (ver sites de compra coletiva) e que as pousadas estão mais suscetíveis a negociação.

Dica 02: Pechinche Bastante



Pechinche bastante, as pousadas possuem "custos variáveis" mínimos, ou seja, eles gastam muito pouco para cada hospede a mais, fazendo com que eles tenham todo o estímulo do mundo para atrair mais hóspedes, isso fica mais fácil no contato por telefone. Viaje em grupo, além de aumentar o poder de barganha, diversos meios de hospedagem oferecem quartos coletivos, bem como ganhos de escala com alimentação e em algumas atividades. 

Dica 03: Compare preços



Faça uma lista com o maior número de pousadas e hotéis que você encontrar na internet, assim como seus respectivos contatos; por experiência própria, a maioria delas possuirá website onde disponibilizarão endereço eletrônico, o que facilita bastante a pesquisa, algumas exibirão no próprio site o tarifário, mas aconselho fazer o contato via e-mail mesmo assim, pois os preços variam de acordo com a época do ano. Envie um e-mail genérico que se aplique a todas as pousadas de uma vez usando o CCO (cópia carbono oculta), não esqueça de perguntar além do preço a descrição do quarto e da hospedagem como um todo. Por fim contacte as pousadas que não possuem site ou endereço eletrônico, entre essas provavelmente encontrará a de menor custo. Existem sites específicos para a localização de hospedagem de baixo custo:


Dica 04: Leve um Lanchinho




Para economizar com alimentação procure por mercados ou mercearias, se a viagem for curta leve um lanchinho de casa. Algumas hospedagens contam com geladeira ou frigobar, lá você pode estocar comida  e bebida para a temporada. Quando for procurar um local para comer, fuja das ruas principais, opte por ruas secundárias com locais menos badalados e comentados; não faça as refeições principais durante os passeios e excursões, deixe para fazê-la após seu término; opte por pratos típicos. Pergunte a pessoas do local onde é possível se alimentar pelo menor preço.


Dica 05: Informe-se!



Quanto aos passeios e atividades, o melhor informante é o pessoal da própria pousada, uma vez que eles já estão habituados a turistas mais econômicos, provavelmente poderão indicar onde encontrar os melhores preços. Trace um roteiro especificando oque você fará em cada dia, assim poderá otimizar seu tempo. Conheça pessoas da região, elas provavelmente lhe indicarão os melhores destinos e com menores custos, esse contato pode ser feito facilmente através das redes sociais e fóruns de sites específicos. Procure também por depoimentos de outros aventureiros que visitaram o local. Recomendo o site Mochileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário